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GFC 500
Cód. Item: #8
Modelos:
GFC 500
É a solução de piloto automático que os proprietários de aeronaves da AVIAÇÃO GERAL estavam esperando.
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GFC 500 AUTOPILOT

  • Características em voo econômicas, precisas e suaves, recursos de automonitoramento integrados e menor custo de propriedade quando comparados aos sistemas de piloto automático mais antigos

  • Projetado para aeronaves de asa fixa e pistão leve, o GFC 500 está agora disponível para uma lista crescente de modelos de aeronaves

  • Alavanca instrumentos de voo certificados como o G5 1 e GI 275 1 para referência de atitude e, opcionalmente, displays de voo como o G3X Touch ou G500 TXi 2 para exibição de modos de piloto automático e dicas de diretor de voo.

  • Conjunto de recursos robusto, incluindo recursos de segurança, como proteção contra sobrevelocidade e subvelocidade, um botão de modo de retorno ao nível (LVL) dedicado, Garmin ESP ™ (Estabilidade e Proteção Eletrônica), Flight Director (FD), aproximações acopladas e aproximações perdidas quando emparelhadas com um navegador compatível e muito mais

  • Oferece recursos de 2 eixos (pitch and roll) com pitch-trim opcional; amortecedor de guinada opcionalmente disponível em aeronaves selecionadas



 



O revolucionário piloto automático GFC 500 traz níveis sem precedentes de capacidade, confiabilidade e acessibilidade para aeronaves de asa fixa e pistão leve. O GFC 500 aproveita nossa avançada tecnologia de controle de voo baseada em atitude desenvolvida para o popular piloto automático GFC 700 , que aciona nossos sistemas de cabine de voo de vidro mais avançados.



Para ajudar a prevenir incidentes causados ​​por perda de controle, a FAA e outros reguladores incentivam o uso de tecnologias-chave, como indicadores de ângulo de ataque e pilotos automáticos, para ajudar a aumentar a consciência situacional, reduzir a carga de trabalho do piloto e aumentar a segurança do voo. O GFC 500 é o produto certo - pelo preço certo - para aeronaves leves certificadas GA. Com um conjunto de recursos superior, o GFC 500 incorpora uma série de tecnologias de aprimoramento de segurança, incluindo Garmin ESP, proteção de sobrevelocidade e subvelocidade, modo LVL automático, modo de navegação vertical (VNAV)³, dicas de comando do diretor de voo (FD) e muito mais.



Tecnologia inteligente, facilmente acessível



Com base na tecnologia de controle de vôo Garmin de ponta do nosso GFC 700, o GFC 500 fornece resposta nítida e precisa e desempenho ideal em todo o envelope de velocidade do seu avião. Em vez de depender de giroscópios mecânicos propensos a falhas, o sistema GFC 500 é controlado digitalmente, usando atitude de estado sólido e referência de sensor de dados aéreos - oferecendo arredondamentos, interceptações e muito mais, além de aumentar a confiabilidade do sistema. Incorporando o altamente adaptável GI 275 1instrumento de voo eletrônico, ou nosso instrumento de voo eletrônico G5 de 3,5" nítido e fácil de ler¹, um controlador de modo e servos "inteligentes", a arquitetura do piloto automático suporta recursos completos de controle de eixo de inclinação e rotação com ajuste de inclinação opcional para automático e manual guarnição elétrica. Além disso, a capacidade do amortecedor de guinada está disponível opcionalmente para modelos de aeronave selecionados.



Com o adaptador de dados nav GAD ™ 29 opcional (não necessário com GI 275), o GFC 500 fará interface com navegadores Garmin modernos, como a série GTN ™ Xie navegadores herdados da série GNS (WAAS e não-WAAS) para voar uma ampla variedade de aproximações de precisão, não-precisão e guiadas por GPS, bem como esperas, curvas de procedimento, aproximações perdidas e muito mais. O GFC 500 também inclui o recurso de direção de rolagem GPS integrado, que permite um rastreamento de navegação mais suave e elimina a necessidade de conversores de direção de rolagem externos. As dicas do diretor de voo são exibidas como barras de comando no instrumento de voo eletrônico GI 275 e G5, bem como opcionalmente em um display de voo G3X Touch, G500 ou G500 TXi². As barras de comando estão sempre à vista quando o piloto automático está voando - e também podem ser usadas para orientação visual quando você está pilotando a aeronave manualmente. Com suporte para um botão Takeoff/Go-around (TOGA) instalado remotamente, o diretor de voo pode ser acionado para indicar e capturar automaticamente a atitude de inclinação correta necessária para voar uma aproximação perdida e, em seguida, seguir o procedimento de aproximação perdida carregado em seu navegador GPS compatível. Até dois instrumentos de voo eletrônicos GI 275 ou dois G51 pode ser conectado ao piloto automático GFC 500 em sua aeronave, fornecendo capacidade de exibição reversível completa.



Controle de modo na ponta dos dedos



Um controlador de modo está incluído em seu pacote GFC 500, e seu tamanho compacto e design de largura de marca requerem apenas um espaço mínimo em sua pilha de aviônicos, proporcionando fácil acesso a todos os modos e funções do piloto automático. Você pode selecionar modos avançados laterais e verticais, como pitch hold, pré-seleção de altitude, altitude hold, vertical speed e airspeed hold, bem como roll, track e rumo selecionado. Uma roda de controle intuitiva integrada ao controlador de modo GFC 500 permite ajustes fáceis e precisos de inclinação, velocidade vertical e velocidade do ar, enquanto botões separados permitem controle rápido de direção e altitude. Para maior segurança, um botão LVL dedicado no controlador permite que você comande o piloto automático para retornar automaticamente sua aeronave ao voo reto e nivelado - e, assim, ajudar a evitar uma possível situação de perda de controle.



Mão-voar



Servocontrole suave e sedoso



Para máxima confiabilidade e segurança, os servos GFC 500 incorporam motores CC sem escovas e um trem de engrenagens que elimina a necessidade de uma embreagem deslizante mecânica e pinos de cisalhamento. Esse design resulta em maior eficiência do sistema — ao mesmo tempo em que reduz os requisitos de manutenção/inspeção. Os servos também não fornecem praticamente nenhum atrito do sistema de controle com o piloto automático desligado, desacoplando os acionamentos do motor para que você possa facilmente voar manualmente ou substituir o sistema sem lutar contra os controles. Os servos pesam apenas 1,4 libras cada, tornando-os mais de 40% mais leves do que a maioria dos outros servos de piloto automático de sua classe. Cada servo é operado por seu próprio microprocessador integrado, que fornece a lógica “inteligente” para melhorar significativamente o desempenho do sensor, a resposta e os recursos de automonitoramento – enquanto simplifica a configuração e instalação geral do sistema.





Hand-fly com proteção de estabilidade



Qualquer piloto que já tenha sido surpreendido por uma buzina de aviso de estol em uma cabine movimentada apreciará o aumento proativo da estabilidade de nossa tecnologia ESP, que é padrão no sistema GFC 500. Quando a aeronave está sendo pilotada manualmente, esse recurso ESP funciona independentemente do piloto automático - embora use os mesmos servos de controle - para direcionar os controles para um voo estável sempre que os desvios de inclinação ou rolagem excederem os limites recomendados ou ocorrerem condições de subvelocidade/sobrevelocidade. Em caso de incapacitação do piloto, após o sistema detectar que foi ativado por um determinado período de tempo, o piloto automático se engajará com o diretor de voo no modo nivelado, trazendo a aeronave de volta ao voo nivelado e ajudando a evitar o início do voo inadvertido. stall/spins, espirais íngremes ou outros cenários de perda de controle. Adicionalmente,



Mão-voar



Além disso, o emparelhamento do GFC 500 com um navegador da série GTN Xi aprimora nossa tecnologia Smart Glide™ para situações de perda de potência do motor de emergência. Uma vez que o Smart Glide é ativado, o GFC 500 ativa automaticamente o modo IAS na melhor velocidade de planeio e voa a rota gerada perto do aeroporto para que o piloto possa pousar.



Um piloto automático conhece seus limites



Com o piloto automático ativado, o GFC 500 também oferece proteção contra sobrevelocidade e subvelocidade. Em uma situação de alta velocidade – por exemplo, se você estiver descendo e sua aeronave estiver se aproximando de VNE ou VMO – o sistema aumentará a atitude de inclinação da aeronave, evitando um aumento adicional na velocidade do ar e possíveis danos estruturais. Da mesma forma, na outra extremidade do espectro de velocidade, o GFC 500 fornece proteção contra subvelocidade (stall). Por exemplo, caso o piloto não avance imediatamente o acelerador para a potência máxima, com o piloto automático acionado enquanto voa uma sequência de aproximação perdida, o piloto automático ajudará a evitar um estol da aeronave reduzindo a atitude de inclinação e fornecerá ao piloto uma “velocidade no ar, alerta sonoro de velocidade do ar.



É um investimento de total tranquilidade



Não há substituto para um piloto seguro e vigilante. Mas há momentos em que uma “mãozinha” nos controles pode ter um impacto significativo na segurança, conforto e prazer do seu voo. Apoiado por uma garantia abrangente e pela equipe de suporte ao produto nº 1 do setor, nosso sistema de piloto automático GFC 500 é uma inovação de preço e tranquilidade para pilotos que desejam adicionar esses recursos valiosos à sua aeronave GA de pistão leve existente. Com a certificação de tipo suplementar (STC) concluída para uma lista crescente de modelos de aeronaves , é fácil selecionar uma instalação aprovada que atenda aos requisitos e ao orçamento da sua missão. Consulte o centro de instalação autorizado da Garmin para obter mais detalhes sobre como configurar um sistema de piloto automático GFC 500 para sua aeronave.



¹Requer GI 275 ou G5 compatível, vendido separadamente. Aeronaves leves requerem GI 275.

²G500 TXi requer um GI 275 ou G5 (com adaptador GAD™ 29)

³Modo VNAV requer navegador da série GTN ou GTN Xi


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