Foto:Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
06/10/2019 15:24
Família Citation completa 50 anos. Populares e consagrados. Pioneiro Citation 500 realizou primeiro voo em setembro de 1969 e ajudou a popularizar a aviação de negócios

O mês de setembro ode 2019 marca os 50 anos do primeiro voo do Citation, o jato da Cessna que revolucionou o segmento da aviação de negócios. Atualmente a família Citation possui uma ampla gama de produtos, tendo no passado sido berço do mais rápido avião civil subsônico, o Citation X (dez).

O programa foi lançado em outubr ode 1968, conhecido inicialmente como Fanjet 500, o avião era baseado na experiência com o treinador militar T-37 Tweet. Suas boas características de voo e simplicidade deram origem a um jato de negócios de baixo custo e grande flexibilidade, que logo se tornou o Citation 500.

 

Rapidamente o modelo conquistou operadores privados que necessitavam de um avião a jato capaz de operar em pistas curtas e voar médias distancias. Atualmente a família Citation é composta por sete modelos certificados e um em fase final de homologação, com capacidade que varia entre 7 e 12 passageiros.

Segundo modelo da família foi representado pelo Citation 550

 

Interior continua bastante confortável mesmo para os padrões atuais

A família Citation foi uma das primeiras a adotar sistemas digitais

Citation I por vários anos esteve entre os mais populares aviões de negócios

 

Citation II dava continuidade ao conceito de família dentro da primeira geração dos Citation

Por vários anos o Citation X foi o mais rápido avião subsônico civil, segunda geração o Citation X+ disputou com rivais a supremacia do mais veloz

O Citation Mustang foi a resposta da Cessna ao surgimento da categoria de Very Light Jets (VLJ)

Latitude é um dos mais novos membros da família Citation, contando com uma série de inovações

Evolução do interior pode ser visto no cockpit do Citation Latitude, que conta com telas sensíveis ao toque

Texto/Fonte: Boletim Semanal AERO Magazine