Foto:Rodrigo De Paula
05/04/2021 12:14
O Desafio De Se Medir a Altitude De Uma Aeronave & a Evolução os altímetros
Versões aperfeiçoadas dos altímetros de Kollsman ainda são usadas.

O DESAFIO DE SE MEDIR A ALTITUDE DE UMA AERONAVE E A EVOLUÇÃO DOS ALTÍMETROS 

Quando os primeiros balonistas começaram a se aventurar pelos ares ,uma de suas preocupações era encontrar um modo de calcular com precisão a altura em que se achavam. Um problema que, até hoje, quase um século e meio depois, não está completamente solucionado.

À medida que uma aeronave ganha altura, as estimativas visuais de altitude  se tornam cada vez mais precárias. Isso vale para um voo de balão, avião ou helicóptero. Em situação de baixa visibilidade ou voando sobre regiões com poucas referências como a superfície do mar, desertos de areia ou grandes áreas cobertas de neve ou densa vegetação, mesmo em baixa altura, um piloto pode ser levado a uma perda de orientação espacial, com risco de se envolver em colisões com o solo em voo controlado, uma das causas tragicamente comuns de acidente fatais na aviação.

Nos antigos balões de hidrogênio, o controle da altitude do voo combinava dois procedimentos: o acionamento de uma válvula de alívio situada no topo do balão (que deixava escapar parte do gás para reduzir a sustentação) e o descarte de lastros presos ao cesto(sacos de areia que eram esvaziados para diminuir o peso).Ambos os recursos compensavam as mudanças de altitude causadas por variações na atmosfera e pelas correntes de vento ascendentes ou descendentes. Mas, umas vez descartados, não havia como repor nem a areia nem o gás, o que limitava a margem de ajuste do balonista.

 

PRESSÃO ATMOSFÉRICA 

Motivo de inquietação entre os balonistas , a redução da pressão atmosférica com a altitude se converteu em uma grande aliada dos aeronautas. Desde o século 17,quando Toricelli criou o primeiro barômetro, tornou-se possível medir as variações da pressão do ar no ambiente . Sistemas atuais de medida definiram como padrão internacional que, no nível do mar MSL (mean sea level) , o peso do ar atmosférico equivale ao peso de uma coluna de 760 milímetros (29,92 polegadas) de mercúrio líquido. Conforme se ganha altitude, a pressão atmosférica começa a cair de forma linear em 3,5 milibares a cada 100 pés.

 

ALTÍMETROS BAROMÉTRICOS 

No final dos anos 1920, Paul Kollsman, um engenheiro alemão radicado nos EUA, desenvolveu e patenteou o primeiro altímetro barométrico de precisão, que podia ser instalado em painéis de aeronaves.

Versões aperfeiçoadas dos altímetros de Kollsman ainda são usadas. Aviões modernos possuem uma ou mais tomadas de ar estáticas, orifícios posicionados nas laterais da fuselagem e conectados por tubos a sensores analógicos ou digitais  que medem a pressão do ar. Os altímetros convertem mecânica ou eletronicamente essas variações em movimentos  de ponteiros ou contadores numéricos, que indicam a altitude do avião.

Texto/Fonte: AEROMAGAZINE