Foto:
31/01/2020 13:00
Phenom 300E se tornou o mais rápido avião single-pilot do mercado
Modelo é o mais entregue da categoria, Atualização elevou a velocidade de cruzeiro para Mach 0.80 e ainda adicionou novos recursos como alerta para windshear, Phenom 300E ampliou velocidade de cruzeiro e mantém alcance de 2.010 milhas náuticas


A Embraer anunciou que após uma série de melhorias o Phenom 300E se tornou o primeiro jato single-pilot a atingir Mach 0.80. As atualizações ainda incluem proteção contra o tesoura de vento (windshear) e um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista – a primeira tecnologia do tipo a ser desenvolvida e certificada na aviação de negócios.

O modelo ainda é o avião da categoria single-pilot mais veloz e com maior alcance do mundo, oferecendo velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós (859 km/h) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes nas condições NBAA IFR.

 

A Embraer ainda aprimorou o conforto do Phenom 300E, que agora conta com uma cabine mais silenciosa, trilhos para os assentos do piloto e copiloto cerca de 40% maiores, proporcionando mais espaço para as pernas no cockpit, além de uma nova opção de design interno premium, conhecida como Bossa Nova, similar ao adotado pela família Praetor. De acordo com a fabricante brasileira, à redução de ruído, as melhorias no isolamento minimizaram significativamente os barulhos na cabine de bordo, especialmente os ruídos de alta frequência.

 

O Phenom 300E também está recebendo uma atualização aviônica que incluirá um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista, proteção contra windshear, modo de descida de emergência, PERF, TOLD, FAA, Datacom e muitos outros sistemas.

O sistema de alerta e prevenção de saídas de pista atuará como um ‘piloto adicional’, avisando quando a aproximação da aeronave for muito íngreme ou muito veloz, aumentando a consciência situacional. Além disso, o Phenom 300E agora poderá receber com conexão 4G via Gogo AVANCE L5.

Segundo a Embraer, as entregas do novo Phenom 300E começarão em maio de 2020.

 

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 31 de Janeiro de 2020 às 13:00

Texto/Fonte: Boletim Semanal AERO Magazine - Por Edmundo Ubiratan