Foto:Por Santiago Oliver | Imagens: Divulgação em 25 de Junho de 2019 às 16:00
29/06/2019 17:50
Uber adiciona mais um parceiro no desenvolvimento de um veículo aéreo urbano
Novo projeto criado pela Jaunt prevê um modelo quase hibrido entre helicóptero e autogiro

A Uber adicionou a Jaunt Air Mobility ao seu projeto de desenvolvimento de um veículo aéreo urbano. O conceito prevê a criação de uma plataforma autônoma capaz de decolar e pousar na vertical, para uso como táxi voador em grandes cidades.

A startup adquiriu os direitos do conceito da Carter Aviation Technologies, que já havia sido selecionada pela Uber em 2017, como um dos seus parceiros originais de veículos Elevate.

A Jaunt se une ao time de parceiros da Uber para o desenvolvimento de veículos urbanos, que inclui a Bell, Aurora Flight Sciences, EmbraerX, Karem Aircraft e Pipistrel.

O conceito da startup é baseado no SR/C, que combina um autogiro e um helicóptero composto. O rotor é acionado para a decolagem e aterrissagem vertical, mas não é alimentado em voo reto-horizontal, quando a sustentação é fornecida por uma asa e a propulsão por um motor dedicado. O rotor é desacelerado em voo para reduzir o arrasto enquanto a asa aumenta a eficiência. Já a menor velocidade das pontas reduz o ruído em comparação com um helicóptero.


Texto/Fonte: Boletim Semanal AERO Magazine