Solução de transponder “Out” ADS-B de 1090 MHz com tudo incluído
- Satisfaz os requisitos de equipamento NextGen para ADS-B “Out”
- A saída de 1090 MHz permite que as aeronaves operem em qualquer altitude, no espaço aéreo ao redor do globo
- Combina o transponder Mode S Extended Squitter (ES) e a fonte de posição WAAS/GPS opcional¹ em uma única unidade
- Recursos úteis de exibição incluem tempo de voo, temporizadores de contagem crescente e regressiva, além de leitura de altitude de pressão atual
- Substituição fácil para o seu transponder existente, com formato comum de 1,65 polegadas de altura
Para os operadores de aeronaves que desejam satisfazer as regras de equipamento ADS-B “Out” da forma mais rápida e econômica possível, o transponder Garmin GTX 335 ES oferece a solução ideal de uma caixa e uma troca. Está disponível opcionalmente com uma fonte de posição GPS WAAS integrada¹ – portanto, tudo o que é necessário para atender aos padrões de conformidade para uma solução ADS-B “Out” certificada pode ser fornecido com esta instalação de pacote tudo-em-um simples.
A trilha interna para ADS-B “Out”
Com mais soluções ADS-B em campo do que qualquer outra marca do setor, a Garmin está comprometida em tornar a transição para o espaço aéreo NextGen o mais simples e direta possível. O GTX 335 com certificação IFR é um excelente exemplo. Parece e funciona como um transponder Mode S padrão. Ele se encaixa no mesmo slot de 1,65 polegadas de altura em sua pilha de aviônicos. Ele possui um display digital, uma leitura de altitude de pressão e botões dedicados numerados de 0 a 9 para entrada rápida e fácil de código. Além disso, é um design totalmente em estado sólido, que reduz o consumo de energia e aumenta a confiabilidade, em comparação com a tecnologia de transponder de geração anterior. Além disso, a adição da capacidade de transmissão “Out” ADS-B de 1090 MHz (usando informações precisas de posicionamento com referência GPS) permite que a GTX 335 produza automaticamente uma saída mais precisa e útil, dados de vigilância de tráfego para o ATC – incluindo informações de identificação de voo da aeronave, posição, altitude, velocidade, subida/descida e rumo. Os transponders convencionais Modo S e Modo C só podem transmitir a altitude e o código de squawk – o que significa que eles exigem radar terrestre para correlacionar e identificar a posição da aeronave na tela do radar do controlador.
Vigilância de tráfego aprimorada
Usando a transmissão ADS-B “Out” de squitter estendido de 1090 MHz, o Garmin GTX 335 aprimora o sistema de consulta de transponder existente enquanto trabalha perfeitamente com os protocolos ATC existentes. Os relatórios ADS-B fornecem aos controladores terrestres atualizações consideravelmente mais rápidas do que os radares tradicionais. E ao transmitir simultaneamente essas informações para os pilotos equipados com display ADS-B “In”, permite que eles vejam essencialmente a mesma imagem de tráfego para sua localização que o ATC está observando no solo. Para aeronaves que podem preferir ou exigir uma solução de diversidade, o GTX 335 está disponível em uma configuração de diversidade que utiliza duas antenas – montadas na parte superior e inferior da aeronave – para fornecer cobertura operacional superior.
Aproveite seus aviônicos existentes
Projetado para fazer interface com uma ampla gama de aviônicos, o GTX 335 permite que os operadores aproveitem seus equipamentos de cockpit existentes para atender aos requisitos ADS-B “Out” com um custo mínimo, tempo de inatividade e interrupção de seus painéis. O sinal ADS-B “Out” de 1090 MHz do transponder ES atende aos requisitos mundiais para vôo em qualquer altitude. E, como um substituto em conformidade com o tamanho para muitos transponders Modo S ou Modo C existentes, o GTX 335 facilita a conexão do recurso NextGen necessário ao layout de aviônicos que você já possui. Para ainda mais flexibilidade, versões GTX de montagem remota opcionais estão disponíveis para compatibilidade com a série GTN™ 750/650 de sistemas de GPS/Comm/Nav com tela sensível ao toque, bem como com sistemas de cabine de comando integrados Garmin G1000® - todos com seleção e controle remoto do código do transponder.
Codificação de altitude simplificada
Além de seus recursos de relatório de posição habilitados para WAAS, o GTX 335R também pode ser emparelhado com um codificador de altitude Garmin opcional para atender aos requisitos de transmissão de dados para IFR. Ao contrário de outros transponders com codificação de altitude integrada, o codificador de altitude Garmin é montado separadamente no rack de instalação. Portanto, se o transponder precisar ser removido, não há necessidade de desconectar a linha estática. O que, por sua vez, elimina a necessidade de uma verificação de vazamento subsequente e, assim, ajuda a minimizar os custos de serviço contínuos.
Um caminho mais fácil para a próxima geração
Durante décadas, a Garmin liderou o desenvolvimento e a implantação da tecnologia ADS-B. Hoje, a série Garmin GTX 335 é aprovada pela FAA para instalação em centenas das marcas e modelos de aeronaves mais populares da atualidade. É claro que com a solução GTX 335 tudo-em-um, a Garmin está trabalhando para tornar sua transição para operações ADS-B uma simples questão de trocar seu transponder.