- Características econômicas e superiores em voo, recursos de automonitoramento integrados e necessidades mínimas de manutenção quando comparados aos sistemas de piloto automático de geração mais antiga
- Projetado para aeronaves de pistão e turbina monomotores e bimotores que possuem uma ampla gama de características de velocidade e desempenho de aeronaves, o GFC 600 está agora disponível para uma lista crescente de modelos de aeronaves
- Piloto automático autônomo que possui potencial de integração superior com visores de voo de vidro das séries G600/G500 e TXi, navegadores Garmin, bem como uma variedade de equipamentos de terceiros
- Conjunto de recursos robusto, incluindo recursos de segurança, como proteção contra sobrevelocidade e subvelocidade, um botão de modo de retorno ao nível (LVL) dedicado, Garmin ESP ™ (Estabilidade e Proteção Eletrônica), capacidade Smart Rudder Bias 1 , Flight Director (FD), acoplado aproximações e aproximações perdidas quando emparelhado com um navegador compatível e muito mais
- Oferece recursos de 2 eixos (pitch and roll), bem como pitch trim (fornece trim automático e trim elétrico manual); adição de quarto servo opcional adiciona capacidade de guinada úmida
Projetado para instalação pós-venda em aeronaves de pistão monomotor e bimotor de alto desempenho, bem como turboélices e jatos, o sistema de controle de voo GFC 600 oferece uma impressionante variedade de recursos de segurança e desempenho de alto nível. Aproveitando as tecnologias desenvolvidas para o nosso popular piloto automático GFC 700 que aciona nossos sistemas de cabine de pilotagem de vidro mais avançados, esses recursos sofisticados incluem Garmin ESP, proteção contra sobrevelocidade e subvelocidade, modo LVL automático, modo de subida de velocidade no ar e modo decente (IAS), modo de navegação vertical (VNAV) 2 , dicas de comando do diretor de voo (FD) e muito mais.
Maximize o desempenho e a capacidade
Com base em nossa tecnologia de controle de voo Garmin GFC 700 de ponta, o GFC 600 fornece resposta nítida e precisa e desempenho ideal em todo o envelope de velocidade da sua aeronave. Em vez de depender de giroscópios mecânicos propensos a falhas, o sistema GFC 600 é controlado digitalmente, usando atitude de estado sólido e referência de sensor de dados aéreos - oferecendo arredondamentos, interceptações e muito mais, além de aumentar a confiabilidade do sistema. Oferecendo uma solução de atualização flexível, o GFC 600 pode ser conectado a uma variedade de fontes de instrumentação e navegação Garmin e de terceiros. O design do GFC 600 inclui servos reforçados ambientalmente, permitindo a instalação em uma ampla variedade de estruturas, incluindo condições operacionais adversas. O hardware robusto usado na arquitetura escalável do piloto automático GFC 600 permite que você personalize a configuração do seu sistema para suportar o nível de capacidade desejado. Cada componente foi projetado para funcionar perfeitamente em conjunto para garantir suavidade e conforto ideais em voo - enquanto ajuda a reduzir a carga de trabalho do piloto no cockpit.
A orientação de uma fonte de navegação compatível (como GTN ™ 750 ou GTN 650 ) permite que o sistema GFC 600 voe automaticamente em uma ampla variedade de aproximações de precisão, não precisão e guiadas por GPS, bem como esperas, curvas de procedimento, aproximações perdidas e muito mais. O GFC 600 também inclui capacidade de direção de rolagem GPS integrada, permitindo rastreamento de navegação mais suave e eliminando a necessidade de conversores de direção de rolagem externos. Para instalações que incluem um display de voo compatível (como G600 / G500 ou nossa série TXi), as dicas do diretor de voo são exibidas como barras de comando e estão sempre visíveis quando o piloto automático está voando — e também podem ser usadas para orientação visual quando você estiver pilotando a aeronave. Melhor ainda, com suporte para um botão Takeoff/Go-around (TOGA) instalado remotamente, o piloto automático pode ser acionado para capturar automaticamente a atitude de inclinação correta necessária para voar uma aproximação perdida e, em seguida, seguir o procedimento de aproximação perdida carregado em seu navegador GPS compatível .
Controle da sua pilha de aviônicos
Para seleção e controle dos modos e funções do GFC 600, um controlador compacto de piloto automático vem de fábrica com o sistema. Com teclas retroiluminadas e um visor luminoso e legível à luz do sol, o controlador de largura de marca é montado convenientemente em sua pilha de aviônicos. Uma roda de controle intuitiva para cima/para baixo na unidade permite o ajuste fácil e preciso dos modos de inclinação, velocidade do ar e velocidade vertical da aeronave. E para instalações onde o controlador de piloto automático está fora do campo de visão primário do piloto e um display de voo G600/G500 não está instalado para anúncio de modo, um anunciador de modo autônomo está disponível que retém uma pegada idêntica de anunciadores de piloto automático de terceiros em o mercado. O suporte para um botão de controle de volante (CWS) instalado remotamente permite que você desative temporariamente os servos para pilotar a aeronave manualmente. Então,
Servocontrole suave e sedoso
Servos “inteligentes” integrados ligados às superfícies de controle de voo de sua aeronave são usados para aplicar as entradas de controle conforme comandado pelo piloto automático. Os limites de velocidade e torque controlados digitalmente nessas entradas permitem uma resposta mais rápida, nítida e poderosa, permitindo que seu sistema GFC 600 rastreie a trajetória de voo pretendida com eficiência suave. Para máxima confiabilidade e segurança, os servos GFC 600 incorporam motores CC sem escovas. Esse design resulta em maior eficiência do sistema — ao mesmo tempo em que reduz os requisitos de manutenção/inspeção. Os servos também não fornecem praticamente nenhum atrito do sistema de controle com o piloto automático desligado, desacoplando os acionamentos do motor para que você possa voar com facilidade.
Hand-fly com proteção de estabilidade
Como recurso padrão, o Garmin ESP funciona com o GFC 600 para ajudá-lo a manter sua aeronave em condições seguras e estáveis de voo quando a aeronave estiver sendo pilotada manualmente. Este recurso ESP funciona independentemente do piloto automático - embora use os mesmos servos de controle - para empurrar suavemente os controles para um voo estável sempre que os desvios de inclinação ou rolagem excederem os limites recomendados ou ocorrerem condições de subvelocidade/sobrevelocidade. Em caso de incapacitação do piloto, após o sistema detectar que foi ativado por um determinado período de tempo, o piloto automático se engajará com o diretor de voo no modo nivelado, trazendo a aeronave de volta ao voo nivelado e ajudando a evitar o início do voo inadvertido. stall/spins, espirais íngremes ou outros cenários de perda de controle. O ESP pode ser desativado manualmente para permitir manobras de voo intencionais.
Além disso, o emparelhamento do GFC 600 com um navegador da série GTN Xi aprimora nossa tecnologia Smart Glide para situações de perda de potência do motor de emergência. Uma vez que o Smart Glide é ativado, o GFC 600 ativa automaticamente o modo IAS na melhor velocidade de planeio e voa a rota gerada perto do aeroporto para que o piloto possa pousar. Para pilotos multimotores, o GFC 600 com amortecedor de guinada oferece assistência Smart Rudder Bias em gêmeos de pistão selecionados, quando combinado com um PFD G500 TXi ou G600 TXi e sistema de indicação do motor.
Um piloto automático que conhece seus limites
Com o piloto automático ativado, o GFC 600 também oferece proteção contra sobrevelocidade e subvelocidade. Em uma situação de alta velocidade – por exemplo, se você estiver descendo e sua aeronave estiver se aproximando de V NE ou V MO – o sistema aumentará a atitude de inclinação da aeronave, evitando um aumento adicional na velocidade do ar e possíveis danos estruturais. Da mesma forma, na outra extremidade do espectro de velocidade, o GFC 600 fornece proteção contra subvelocidade (stall). Por exemplo, caso o piloto não avance imediatamente o acelerador para a potência máxima, com o piloto automático acionado enquanto voa uma sequência de aproximação perdida, o piloto automático ajudará a evitar um estol da aeronave reduzindo a atitude de inclinação e fornecerá ao piloto uma “velocidade, alerta sonoro de velocidade do ar.
É uma tecnologia que inspira confiança
Com seus amplos recursos e tecnologia avançada, o sistema GFC 600 oferece valor sem precedentes em uma solução de piloto automático retroajustável. Apoiado por uma garantia abrangente e pela equipe de suporte ao produto nº 1 do setor, é realmente um sistema que você pode possuir e voar com confiança. Com a certificação de tipo suplementar (STC) concluída em uma lista crescente de modelos de aeronaves , é fácil selecionar uma instalação aprovada que atenda aos requisitos e ao orçamento da sua missão. Consulte o seu centro de instalação Garmin autorizado para obter mais detalhes sobre como configurar um sistema GFC 600 para sua aeronave.
¹Com a opção de amortecedor de guinada
2 , o modo VNAV requer o navegador da série GTN. O VNAV está disponível apenas em aeronaves selecionadas, entre em contato com seu revendedor para obter mais informações.