A presença histórica da Rainha dos Céus teve uma despedida dupla neste domingo (29), quando a australiana Qantas Airways e a holandesa KLM realizaram o último voo com o Boeing 747.
A retirada de serviço do eterno Jumbo já estava nos planos de ambas companhias, que vinham renovando suas frotas com aeronaves mais eficientes, como o Boeing 777 e 787. O avanço das restrições de deslocamentos internacionais e a drástica redução na demanda, em decorrência da pandemia do COVID-19, aceleraram o processo de aposentadoria do modelo. A expectativa era que ambas empresas realizassem em meados de dezembro o último voo com o 747.
KLM foi uma das principais operadoras do Boeing 747 na Europa
Já o último voo com o 747-400 da KLM decolou da Cidade do México, com destino a Amsterdã, onde pousou após 9h50 de voo. O avião, matrícula PH-BFT, deverá agora ter seus principais sistemas retirados e posteriormente negociado com eventuais interessados no modelo, principalmente empresas aéreas cargueiras.
Alguns críticos apontam que a retirada de serviço dos 747 Combi, com capacidade de transportar passageiros e carga, da KLM ocorre em um momento de intensa procura por aeronaves com grande capacidade no transporte de cargas.
Ambas as companhias não decretaram se devem voar com os Boeing 747 em missões especiais de apoio a logística de combate ao coronavírus.