É fácil adicionar capacidade total de piloto automático à sua aeronave experimental ou esportiva leve equipada com instrumentos de vôo eletrônicos G5 ou um display de vôo G3X Touch. Ambos permitem que você dê ao seu sistema uma variedade de recursos de piloto automático semelhantes aos fornecidos por nossos sistemas GFC 700 de última geração encontrados em milhares de aeronaves certificadas.
Basta adicionar nossos servos “inteligentes” GSA 28 acessíveis . Você tem a opção de comprar uma configuração de 1, 2 ou 3 eixos (roll servo apenas, pitch + roll ou pitch + roll + yaw) para adicionar o nível de capacidade desejado. Melhor ainda, o sistema de piloto automático experimental da Garmin inclui funcionalidade de compensação automática e programação automática de velocidade sem custo adicional. E todas essas funções avançadas podem ser acessadas diretamente de seu display G3X Touch ou controladores de piloto automático GMC 305 ou GMC 507 separados . A instalação do sistema é simples e direta - com kits de montagem servo padrão da indústria disponíveis, bem como versões específicas da fuselagem para a série RV de Van (inclui modelos RV-4/6/7/8/9/10).
Os painéis de controle opcionais GMC 305 ou GMC 507¹ oferecem redundância e conveniência adicionais com visores de voo G3X Touch emparelhados. Com o GMC 305, os botões dedicados do modo de piloto automático permitem acesso rápido e fácil aos modos de piloto automático, enquanto uma roda de controle intuitiva permite ajustes mais fáceis de inclinação, velocidade vertical e velocidade no ar. Melhor ainda, o GMC 507 adiciona botões dedicados para seleção de altitude e rumo. Além disso, ambos os painéis têm o recurso de segurança adicional de um botão de modo LVL avançado, que comanda o piloto automático para ajudar a restaurar a aeronave para um vôo direto e nivelado.
Com a instalação do nosso sistema de piloto automático, você também obterá o Garmin ESP-X para fornecer assistência na manutenção da aeronave em vôo estável. Quando você excede as limitações de inclinação, rotação ou velocidade do ar selecionadas pelo usuário durante o vôo manual da aeronave, o ESP-X fornece as forças corretivas apropriadas nos controles de vôo para diminuir a atitude de inclinação ou inclinação da aeronave - e essa força de correção fica mais forte à medida que essas ultrapassagens aumentar. Além disso, você verá dicas visuais na tela G3X Touch indicando que o ESP-X está ativado; As divisas amarelas fornecem orientação visual de inclinação e indicadores de limite de rotação configuráveis mostram onde o ESP-X se engaja para fornecer orientação de banco.
Conforme você executa a ação corretiva, o ESP-X desvanece e desliga quando você retorna ao vôo normal. Por outro lado, se o sistema for ativado por mais de 15 segundos, por exemplo, se você ficar incapacitado, o piloto automático se engaja com o diretor de vôo no modo nivelado, levando a aeronave ao vôo nivelado até que você ordene o contrário. Embora o Garmin ESP-X não recupere uma aeronave em todas as situações de vôo, o sistema fornece à sua aeronave experimental e esportiva leve um recurso de segurança extra.
Mas o ESP-X vai além de fornecer proteção de pitch e bank envelope para também oferecer proteção de alta e baixa velocidade no ar. Em uma situação de alta velocidade no ar durante o voo manual da aeronave, o ESP-X envolve os servos do piloto automático para aumentar sua atitude de inclinação, enquanto os parâmetros integrados evitam que a aeronave exceda os fatores de carga G-limite. Em situações de baixa velocidade durante o voo manual da aeronave, o ESP-X se engaja para fornecer uma força suave para reduzir a probabilidade de estol. Ambas as proteções de sobrevelocidade e subvelocidade também funcionam enquanto o piloto automático está ativado, caso uma limitação de desempenho da aeronave seja atingida por um comando de piloto automático fornecido pelo piloto. Por exemplo, se o piloto definir uma subida agressiva que a aeronave não pode realizar, a proteção contra velocidade reduzida limitará a atitude de inclinação para ajudar a evitar a ocorrência de um estol. Além disso, pitch,
¹ Requerido com instalações de instrumentos de vôo eletrônicos G5 independentes